Ciro Gomes conta como FHC entregou o Sivam para os EUA

“Fernando Henrique forçou a mão para que o Brasil cancelasse a concorrência do Sistema Sivam e entregasse, sem licitação, à Raytheon”

por Luis Nassif, GGN

Você acompanha agora a primeira parte da entrevista que o ex-governador Ciro Gomes (PDT-CE) concedeu para o GGN, no programa Na sala de visitas com Luis Nassif. Neste bloco ele conta como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entregou o Sistema de Vigilância da Amazônia para uma empresa norte-americana.
“No primeiro momento, o Fernando Henrique, entre a eleição e a posse, forçou a mão para que o Brasil cancelasse a concorrência do Sistema Sivam [Sistema de Vigilância da Amazônia] e entregasse, sem licitação, à Raytheon, [em 1995] por pedido explícito do Bill Clinton, na reunião da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), na Flórida. E isso está numa ata do Itamar Franco que me colocou pra assinar”, explicou a Nassif.
Além de denunciar a manobra de FHC, Ciro fez uma avaliação da crise política instalada no Brasil:
“Nós estamos em uma tragédia no Brasil. No momento em que te falo, saiu hoje [22/03] dado das Nações Unidas mostrando que é a primeira vez, desde 2010, que o Brasil não avança na desigualdade”, completando que esse dado comprova que o país sofre um processo de recessão estrutural decorrente, entre outros fatores, das brigas dos grupos políticos de Lula e FHC.  Entenda seus argumentos a seguir:

Leia::  Ciro convoca o povo para derrubar Temer: “A hora de lutar é agora”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *